M. HERCÍLIA AGAREZ: ESTREIA NA FICÇÃO

contos_maraoM. Hercília Agarez (Vila Real, 1944) acaba de publicar o seu terceiro livro. Depois de A brincar que o digas (2001, crónicas), Miguel Torga, a força das raízes (2007, ensaio), surge agora com o primeiro livro na área da ficção: Histórias que o povo tece. Contos do Marão (Lema d’Origem Editora).

São quinze contos, divididos em duas secções, a primeira das quais justifica o subtítulo de “Contos do Marão”, pois inclui dez histórias brotadas do húmus das serranias e tendo por protagonistas as gentes que nelas habitam. A segunda parte reúne cinco histórias, regra geral um pouco mais extensas e de temática mais urbana. As características principais desta colectânea são, para além de uma linguagem correcta e de um ‘dizer’ elegante, um discreto sentido de humor e o alcance social.

M. Hercília Agarez tinha organizado recentemente, com Isabel Alves, a antologia Aqui e agora assumir o nordeste (textos de A. M. Pires Cabral). Desenvolve notável acção cultural, dedicando-se em especial ao estudo de Camilo Castelo Branco, Miguel Torga, João de Araújo Correia e Luísa Dacosta.

 

Contactos

   259303080

 gremio@cm-vilareal.pt

   Rua Madame Brouillard, 30
     5000-573 Vila Real

Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações