TEMPO DE FOGO

amadeu_ferreiraFigura ímpar e multifacetada da cultura trasmontana, Amadeu Ferreira (Sendim, Miranda do Douro, 1950) publicou recentemente na Âncora Editora o romance Tempo de fogo, de recriação histórica.

Conhecíamos já a subtil poesia deste Autor, assim como a sua actividade de tradutor para mirandês de obras fundamentais (Os Lusíadas de Luís de Camões, os Evangelhos e, a mais recente, a Mensagem de Fernando Pessoa, entre outras). Conhecíamos também a sua intervenção decisiva e o seu pioneirismo em prol do Mirandês. Agora vem a público com o primeiro romance, uma história estimulante que nos transporta aos anos 20 do séc. XVII, cujo «ambiente sufocante» (em pleno ‘reinado’ do todo poderoso Santo Ofício) é passado em revista «tomando como paradigma várias vilas e aldeias do planalto mirandês».

O romance é complementado com um curioso anexo (copiado e comentado pelo professor primário que o encontrou), em que um frade preso nas masmorras da Inquisição em Coimbra lança as bases de um futuro tratado sobre as virtudes terapêuticas da fala.

Contactos

   259303080

 gremio@cm-vilareal.pt

   Rua Madame Brouillard, 30
     5000-573 Vila Real

Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações