Objetivos

 

O GRÉMIO LITERÁRIO

O Município de Vila Real disponibiliza aos interessados um serviço de características invulgares, porventura únicas no panorama dos municípios portugueses: um Grémio Literário.

O Grémio Literário Vila-Realense pretende ser um organismo centrado na problemática da Literatura Trasmontana e Alto-Duriense. Será simultaneamente um observatório do seu desenvolvimento e um instrumento para a sua promoção, divulgação e estudo. Paralelamente, e indo um pouco além destes objectivos primaciais, procurará constituir-se numa espécie de Instituto de Estudos Trasmontanos, lato sensu.
Concretamente, terá por missão organizar um banco de dados tão completo quanto possível sobre Literatura Trasmontana e Alto-Duriense, cuja consulta facultará a todos os interessados, nomeadamente aos alunos das escolas de todos os graus de ensino; organizar um pequeno Museu-Arquivo de Literatura Trasmontana e Alto-Duriense; criar uma biblioteca de Autores Trasmontanos e Alto-Durienses; celebrar anualmente o Dia das Letras Trasmontanas e Alto-Durienses; elaborar e executar o plano editorial anual do Município; promover acções de dinamização da leitura, concertadas com a Biblioteca Municipal; apoiar os escritores trasmontanos e alto-durienses, nomeadamente os jovens com qualidade; realizar encontros de escritores trasmontanos e alto-duriense; estabelecer intercâmbio com instituições homólogas brasileiras, galegas e castelhanas; proporcionar condições de investigação aos interessados no estudo da realidade e das potencialidades regionais; etc, etc.

Sendo algo de inovador no nosso panorama cultural, é natural que o Grémio Literário avance com algumas cautelas e mesmo tacteando o caminho. Mas esperamos que rapidamente venha a ter o dinamismo e a capacidade aglutinadora suficientes para que os escritores trasmontanos e alto-durienses, bem como todas as pessoas interessadas nos estudos regionais, o reconheçam como uma casa amiga e acolhedora – uma sua segunda casa, por assim dizer.