Ciclo ‘Torga — Na rota do Diário’

Ciclo ‘Torga — Na rota do Diário’

torga2021 torga2021 torga2021 Cumpriu-se no dia 17 de Julho de 2021 mais uma jornada do Ciclo ‘Torga — Na rota do Diário’, em que têm sido visitados diversos lugares a que Miguel Torga dedicou entradas do seu Diário.
Desta vez o lugar visitado foi o miradouro da Senhora da Graça, Mondim de Basto. Aí foi lido e comentado um curto, mas cheio de significado, texto do poeta, bem revelador do apurado sentido da paisagem de Miguel Torga. «Empoleirado neste miradoiro, solto os olhos por metade de Portugal. Montes, rios, e vales edénicos, genesíacos, como que acabados de sair das mãos do Criador, sem nenhuma inquietação presente a decifrá-los e nenhuma memória a justificá-los. A natureza na sua primitiva decência, desabitada, limpa de toda a mácula humana. Nem sequer tocada pelo pasmo de quem a contempla.»
O grupo de visitantes foi depois recebido nos Paços do Concelho de Mondim de Basto pela Presidente da Câmara, a vila-realense Teresa de Jesus Tuna Rabiço da Costa.
Após o almoço, seguiu-se uma visita ao centro histórico de Mondim de Basto Basto, guiada de forma superior pelo escritor Luís Jales de Oliveira.

Contactos

   259303080

 gremio@cm-vilareal.pt

   Rua Madame Brouillard, 30
     5000-573 Vila Real

Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações