Dia das Letras evoca o Abade de Baçal

Dia das Letras evoca o Abade de Baçal

Embora o Dia das Letras Trasmontanas e Alto-Durienses seja 16 de Março (dia do nascimento de Camilo Castelo Branco), desde a sua instituição pelo Grémio Literário em 2007, este ano vai ser comemorado em 18 de Março, por conveniência de calendário.
É, como sempre, uma iniciativa do Grémio Literário, que este ano resolveu descentralizá-lo, comemorando-o em Bragança, a pretexto do 75.º aniversário do falecimento dom grande sábio bragançano Francisco Manuel Alves, mais conhecido por Abade de Baçal.
O programa a levar a efeito em Bragança girará muito à volta desta notável figura. Serão nomeadamente feitas visitas à casa (interessantíssima) onde nasceu, na povoação de Baçal, e ao cemitério onde repousa, também em Baçal, bem assim como ao Museu Abade de Baçal, um dos mais ricos e importantes de Portugal. Haverá também uma passagem pela Biblioteca Adriano Moreira, onde farão intervenções o Eng.º Jorge Nunes, Presidente do Conselho de Curadores da Biblioteca, e a Dr.ª Assunção Anes Morais, Presidente da Direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
A jornada tem o apoio da Câmara Municipal de Bragança e da Academia de Letras.
O Grémio Literário assegura o transporte até 50 pessoas, tornando-se necessário proceder a inscrição até ao dia 16 de Março.

Contactos

   259303080

 gremio@cm-vilareal.pt

   Rua Madame Brouillard, 30
     5000-573 Vila Real

Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações