O Mistério do Arcabuzado e do Santo Soldado

santo soldado santo soldado2 santo soldado2 santo soldado2 santo soldado2 santo soldado2 A apresentação do Caderno Cultural n.º 20, do Grémio Literário Vila-Realense, teve lugar no domingo, 12 de Maio de 2019, às 18h00, na Igreja da Misericórdia.
Tanto o dia (um domingo) como o lugar (Igreja da Misericórdia) escolhidos para o efeito podem causar alguma perplexidade. Mas entende-se, quando se sabe o título do Caderno (O mistério do Arcabuzado e do Santo Soldado): o dia 12 de Maio de 1813 foi a data da execução do Arcabuzado. Por outro lado, é na Igreja da Misericórdia que o mesmo se encontra sepultado.
O Caderno apresentado e distribuído na sessão é um extenso trabalho de 208 páginas, da autoria de Manuel Tavares Teles, que procedeu a uma investigação exaustiva, documentadíssima, sobre a verdadeira identidade do Santo Soldado, que corre sob dois nomes: António Gonçalves Figueira (não Pegueira, como até aqui se supunha) e José Custódio.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia, P.e José Joaquim Dias Gomes, presidiu à sessão. A apresentação esteva cargo de Elísio Amaral Neves.
O Grémio Literário Vila-Realense prossegue assim a sua acção de divulgação da história local.

Contactos

   259303080

 gremio@cm-vilareal.pt

   Rua Madame Brouillard, 30
     5000-573 Vila Real

Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações