No passado dia 8 de Abril de 2022, o Grémio Literário Vila-Realense promoveu a apresentação do n.º 44 da Colecção Tellus, que, como se sabe, se destina a publicar textos literários (poesia, ficção, teatro).
Este n.º 44 tem o título de Do 13 nem um passo pr’à retaguarda. É uma peça de teatro da autoria de Joaquim Ribeiro Aires, cujo enredo nos leva até aos tempos da Primeira República e da I Grande Guerra, tal como foram vividos em Vila Real. Joaquim Ribeiro Aires, que tem uma já extensa obra de investigação histórica, escreveu um texto que vale duplamente como teatro e como documento.
A sessão começou com a apresentação de Joaquim Ribeiro Aires, feita pelo director da Grémio Literário, que salientou a actividade de Ribeiro Aires como investigador e como escritor. Num segundo momento, o próprio autor apresentou o livro. Finalmente, a Vereadora da Cultura, Dr.ª Mara Minhava, congratulou-se por ver a sala cheia e encerrou a sessão com palavras de apreço pelo Dr. Ribeiro Aires e pelo Grémio Literário Vila-Realense.
O livro tem, na capa, uma sugestiva aguarela de Aureliano Barrigas representando as trincheiras da Grande Guerra.
Apresentado o n.º 44 da Colecção Tellus
Notícias
Acessos: 1252